A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos.
Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir.
Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o 'Homem de Ferro'.
Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir.
Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o 'Homem de Ferro'.
SOBRE A PRODUÇÃO
Uma das histórias em quadrinhos originais da Marvel, 'Homem de Ferro' teve um longo e próspero trajeto desde as primeiras aparições do personagem, em abril de 1963. Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o alter ego do 'Homem de Ferro', Tony Stark, foi inspirado em parte pela personalidade do ícone americano Howard Hughes.
“Hughes era um inventor, aventureiro, multimilionário, galanteador e também um doido”, diz o produtor executivo Stan Lee ('Homem-Aranha'). Foi o caráter imperfeito do super-herói e seu estilo de vida de playboy que fizeram as histórias em quadrinhos do 'Homem de Ferro' virarem a próxima franquia da Marvel e o primeiro filme sob a nova bandeira da empresa, Marvel Studios.
Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau ('Zathura'). “Jon é um ótimo contador de histórias e um competente diretor, com apreciação profunda pela Marvel e pelo personagem 'Homem de Ferro'”, diz o produtor Avi Arad ('Homem-Aranha'). Para Favreau, o convite era irrecusável. “É um emocionante desafio dirigir 'Homem de Ferro' porque esse é o maior personagem do panteão original do universo da Marvel que nunca havia ganhado um filme.”
A bordo do projeto um ano antes do início da fotografia principal, o diretor deu partida à árdua tarefa de guiar o desenvolvimento de um roteiro baseado em um personagem com histórias que abrangem mais de 600 revistas publicadas. Com o roteiro ainda em desenvolvimento, a produção começou as buscas por um ator que pudesse captar a essência de Tony Stark, e por fim convidaram Robert Downey Jr. ('Zodíaco').
“Foi uma escolha levemente atípica”, diz o roteirista Fergus, “mas a Marvel tem uma maneira visionária de formar seus elencos. Quando os atores são anunciados, as pessoas geralmente pensam ‘Que interessante!’ e depois aquilo fica mais interessante ainda. Acaba sendo perfeito, e ninguém consegue imaginar outra pessoa no papel.” O ator viu a oportunidade de vestir a armadura vermelha e dourada de Stark como a realização de um sonho de infância. “Sempre gostei do 'Homem de Ferro' porque ele mostrava extrema habilidade e inteligência”, diz Downey, para depois acrescentar: “Ele vive em conflito pelos motivos certos e não reconhece seu potencial até começar a viver de acordo com um código moral.”
Com Downey Jr. ocupado se preparando para viver o protagonista do filme, os produtores focaram a atenção na escolha de atores para outros papéis centrais. O contato de Tony nas Forças Armadas, Rhodey, é interpretado por Terrence Howard ('Ray'), que agarrou a oportunidade de contracenar com Downey Jr. . “Eu vi seu primeiro trabalho em MULHER NOTA 1000 e o achei hilário, e então, quando ele fez CHAPLIN, percebi que era um gênio”, diz Howard em relação a Downey Jr.
Uma das histórias em quadrinhos originais da Marvel, 'Homem de Ferro' teve um longo e próspero trajeto desde as primeiras aparições do personagem, em abril de 1963. Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o alter ego do 'Homem de Ferro', Tony Stark, foi inspirado em parte pela personalidade do ícone americano Howard Hughes.
“Hughes era um inventor, aventureiro, multimilionário, galanteador e também um doido”, diz o produtor executivo Stan Lee ('Homem-Aranha'). Foi o caráter imperfeito do super-herói e seu estilo de vida de playboy que fizeram as histórias em quadrinhos do 'Homem de Ferro' virarem a próxima franquia da Marvel e o primeiro filme sob a nova bandeira da empresa, Marvel Studios.
Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau ('Zathura'). “Jon é um ótimo contador de histórias e um competente diretor, com apreciação profunda pela Marvel e pelo personagem 'Homem de Ferro'”, diz o produtor Avi Arad ('Homem-Aranha'). Para Favreau, o convite era irrecusável. “É um emocionante desafio dirigir 'Homem de Ferro' porque esse é o maior personagem do panteão original do universo da Marvel que nunca havia ganhado um filme.”
A bordo do projeto um ano antes do início da fotografia principal, o diretor deu partida à árdua tarefa de guiar o desenvolvimento de um roteiro baseado em um personagem com histórias que abrangem mais de 600 revistas publicadas. Com o roteiro ainda em desenvolvimento, a produção começou as buscas por um ator que pudesse captar a essência de Tony Stark, e por fim convidaram Robert Downey Jr. ('Zodíaco').
“Foi uma escolha levemente atípica”, diz o roteirista Fergus, “mas a Marvel tem uma maneira visionária de formar seus elencos. Quando os atores são anunciados, as pessoas geralmente pensam ‘Que interessante!’ e depois aquilo fica mais interessante ainda. Acaba sendo perfeito, e ninguém consegue imaginar outra pessoa no papel.” O ator viu a oportunidade de vestir a armadura vermelha e dourada de Stark como a realização de um sonho de infância. “Sempre gostei do 'Homem de Ferro' porque ele mostrava extrema habilidade e inteligência”, diz Downey, para depois acrescentar: “Ele vive em conflito pelos motivos certos e não reconhece seu potencial até começar a viver de acordo com um código moral.”
Com Downey Jr. ocupado se preparando para viver o protagonista do filme, os produtores focaram a atenção na escolha de atores para outros papéis centrais. O contato de Tony nas Forças Armadas, Rhodey, é interpretado por Terrence Howard ('Ray'), que agarrou a oportunidade de contracenar com Downey Jr. . “Eu vi seu primeiro trabalho em MULHER NOTA 1000 e o achei hilário, e então, quando ele fez CHAPLIN, percebi que era um gênio”, diz Howard em relação a Downey Jr.
Outro aliado de Tony é sua habilidosa secretária-assistente Virginia “Pepper” Potts, papel que ficou a cargo da atriz vencedora do Oscar® por SHAKESPEARE APAIXONADO Gwyneth Paltrow ('Voando Alto'). “Quando ouvi que Robert Downey Jr. seria o 'Homem de Ferro' e que Terrence Howard também estaria no projeto e Jon Favreau era o diretor, eu disse: ‘Estou dentro!’”, conta a atriz.
Enquanto a produção filmava as cenas da caverna, o quatro vezes vencedor do Oscar® Stan Winston ('Constantine') e sua equipe de maquiagem e efeitos especiais estavam ocupados em criar as armaduras do 'Homem de Ferro'. “Ao ser contratado para dirigir o filme, segui as ilustrações de Adi Granov da recente série Extremis dos quadrinhos do super-herói”, explica Favreau.
“O modelo era o mais fincado em tecnologia, e também o mais dinâmico. Quando começamos a discutir os elementos de design, Adi entrou em contato comigo porque viu que eu havia postado muitas de suas imagens na página do filme que criei no MySpace. A partir daí, começamos a trocar e-mails, e depois ele foi a Los Angeles para nos ajudar com o design das armaduras. Eu também trouxe para o projeto o ilustrador Phil Saunders ('Homem-Aranha 3') e o artista conceitual Ryan Meinerding.”
Enquanto a produção filmava as cenas da caverna, o quatro vezes vencedor do Oscar® Stan Winston ('Constantine') e sua equipe de maquiagem e efeitos especiais estavam ocupados em criar as armaduras do 'Homem de Ferro'. “Ao ser contratado para dirigir o filme, segui as ilustrações de Adi Granov da recente série Extremis dos quadrinhos do super-herói”, explica Favreau.
“O modelo era o mais fincado em tecnologia, e também o mais dinâmico. Quando começamos a discutir os elementos de design, Adi entrou em contato comigo porque viu que eu havia postado muitas de suas imagens na página do filme que criei no MySpace. A partir daí, começamos a trocar e-mails, e depois ele foi a Los Angeles para nos ajudar com o design das armaduras. Eu também trouxe para o projeto o ilustrador Phil Saunders ('Homem-Aranha 3') e o artista conceitual Ryan Meinerding.”
No filme, a primeira armadura que Tony Stark monta é a Mark I. “Nunca acreditei muito que aquele modelo pudesse ter sido criado em cativeiro, especialmente sob o olhar atento dos seqüestradores”, revela o diretor. “Assim, Meinerding teve a idéia de montar a armadura a partir de materiais que pudessem ter sido tirados de outras armas das Indústrias Stark.” A resistência da Mark I foi inesperadamente testada logo no início das filmagens, quando o dublê Mike Justice tropeçou usando a armadura. “Quando vi Mike cair de cara no chão, meu coração quase saiu pela boca”, lembra Shane Mahan, dos estúdios Stan Winston. “Tínhamos apenas uma Mark I, então, se houvesse qualquer coisa com ela, o reparo teria que ser feito na própria estrutura. Para nossa sorte, Mike estava bem e a armadura não havia sofrido danos.”
Outro personagem criado pelos esforços combinados dos estúdios Stan Winston, John Nelson e Industrial Light & Magic foi o adversário do 'Homem de Ferro' no filme, Monge de Ferro. “A armadura do Monge de Ferro tem 3 metros de altura e pesa aproximadamente 360 quilos”, diz Shane Mahan. “Nós a desenvolvemos e construímos durante as filmagens e ela foi usada para ajudar a fazer uma ponte entre o personagem e o mundo digital.” Ele acrescenta: “É preciso cinco pessoas para operar o Monge de Ferro. Houve algumas situações em que nós conseguimos usar os dois braços da armadura e movimentá-la como uma marionete para conseguir fazer algumas tomadas.”
O diretor Jon Favreau resume o sentimento em suas próprias palavras: “Foi uma dessas oportunidades raras em que a combinação do que todos levaram para a mistura elevou o filme a ponto de exceder minhas melhores expectativas. Foi um ato de equilíbrio incluir na produção uma visão nova, ainda que nos mantendo fiel ao gênero. Sinto que fizemos um filme sólido, que atrairá um público abrangente, assim como os leitores da história em quadrinhos que cresceram com o personagem 'Homem de Ferro'.”
Outro personagem criado pelos esforços combinados dos estúdios Stan Winston, John Nelson e Industrial Light & Magic foi o adversário do 'Homem de Ferro' no filme, Monge de Ferro. “A armadura do Monge de Ferro tem 3 metros de altura e pesa aproximadamente 360 quilos”, diz Shane Mahan. “Nós a desenvolvemos e construímos durante as filmagens e ela foi usada para ajudar a fazer uma ponte entre o personagem e o mundo digital.” Ele acrescenta: “É preciso cinco pessoas para operar o Monge de Ferro. Houve algumas situações em que nós conseguimos usar os dois braços da armadura e movimentá-la como uma marionete para conseguir fazer algumas tomadas.”
O diretor Jon Favreau resume o sentimento em suas próprias palavras: “Foi uma dessas oportunidades raras em que a combinação do que todos levaram para a mistura elevou o filme a ponto de exceder minhas melhores expectativas. Foi um ato de equilíbrio incluir na produção uma visão nova, ainda que nos mantendo fiel ao gênero. Sinto que fizemos um filme sólido, que atrairá um público abrangente, assim como os leitores da história em quadrinhos que cresceram com o personagem 'Homem de Ferro'.”
DAN-DAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário